Caio Pimenta analisa as notas dos principais candidatos ao Oscar 2023 no Rotten Tomatoes, Metacritic e Letterboxd.

QUERIDOS DA CRÍTICA 

Antes de falar quem se deu bem, hora de mostrar aquelas produções não tão bem recebidas assim pelos críticos. 

O pior desempenho no Rotten Tomatoes é de “Império da Luz”: o drama do Sam Mendes fracassou com média de 45% de aprovação após 55 críticas publicadas. No Metacritic, a produção obtém modestos 60%. “The Son” não fica muito atrás: o longa do Florian Zeller obteve média de aprovação de 47% com 38 críticas já publicadas no Rotten. No Metacritic, o resultado melhora um pouquinho com 60% O pior lá é “Bardo”: o retorno do Alejandro González Iñarritu ao México foi divisivo com apenas 51% de aprovação, enquanto no Rotten Tomatoes ficou com 59% de 74 análises. 

“O Triângulo da Tristeza” pode até chegar com prestígio pela Palma de Ouro em Cannes, porém, os críticos não se empolgaram muito com o novo filme do Ruben Ostuland: média de aprovação de modestos 69% no Rotten Tomatoes e 63% no Metacritic. Esse é um sinal amarelo para o longa, afinal, demonstra como é uma obra capaz de dividir o público, o famoso ame-o ou deixe-o. E na Academia sabemos como isso não é bom sinal. 

Tudo bem que o Brendan Fraser está sendo extremamente elogiado, mas, “The Whale” passou longe de convencer os críticos: o drama do Darren Aronofsky ficou com 72% de aprovação no Rotten Tomatoes e 65% no Metacritic. Com isso, pode ser a primeira vez desde o Jeff Bridges com “Coração Louco” que um ganhador de Melhor Ator não tem a produção nomeada em Melhor Filme. 

É um caso semelhante a “Elvis”: a cinebiografia da temporada tem 77% de aprovação no Rotten Tomatoes e cai para 64% no Metacritic.  

Agora, vamos para a turma que coloca o sarrafo mais alto. 

“She Said” obteve 87% de aprovação no Rotten Tomatoes, 1% a menos do que “Até os Ossos”. Já no Metacritic, sinal trocado: enquanto o terror do Luca Guadagnino obteve 76%, o drama jornalístico com a Zoe Kazan e Carey Mulligan ficou com 72%. “Women Talking”, por outro lado, foi mais estável: 88% no Rotten Tomatoes e 80% no Metacritic. 

A partir de agora, temos o grupo que passou com louvor no Rotten Tomatoes. “Glass Onion”, por exemplo, ficou com 91%, caindo para 81% no Metacritic. Se “TÁR” obteve 92% no Rotten, o drama do Todd Field com a Cate Blanchett está com excelentes 92% no rigoroso Metacritic. “Nada de Novo no Front” também teve 92% no Rotten e despencou para 76% no Meta. 

“A Mulher-Rei” aparece no Rotten com 94% e 77% no Meta. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Pinóquio” e “Os Fabelmans” têm notas praticamente similares: estão com 95% de aprovação no Rotten, enquanto no Meta a animação do Del Toro fica com 83%, a ficção científica dos Daniels tem 84% e o Spielberg surge com 85%. Filme com maior número de críticas registradas no Rotten – 441 – “Top Gun: Maverick” é sucesso absoluto com 96% de aprovação. O Meta, entretanto, é mais rigoroso com a média desabando para 78%. Já “Aftersun” é mais equilibrado: 96% no Rotten e 95% no Meta. Também com 96% de aprovação no Rotten está “Living”; o drama britânico aparece com 80% no Meta. 

As maiores notas dos candidatos ao Oscar 2023 no Rotten são de “The Banshees of Inisherin” e “Till”, ambos com 98%. O longa com a Danielle Deadwyller cai para 79% no Meta, enquanto na mesma rede a comédia dramática do Martin McDonagh fica com 85%. 

Como são muitos números, olha como ficou o pódio de cada site. 

ROTTEN TOMATOES

  1. “The Banshees of Inisherin” e “Till” – 98%
  2. “Top Gun”, “Aftersun” e “Living” – 96%
  3. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Pinóquio” e “Os Fabelmans” – 95%

METACRITIC

  1. Aftersun – 95%
  2. TÁR- 91%
  3. The Banshees of Inisherin – 87%

QUERIDINHOS DA CINEFILIA 

O Letterboxd se tornou a rede social preferida dos cinéfilos mundo afora, onde você pode postar todos os filmes que assistiu colocando comentários e avaliações. Por isso, ela se tornou um termômetro do gosto da cinefilia, ficando ali no meio termo da crítica e do grande público. 

Para a temporada de premiações, uma produção se destaca acima das demais. 

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é o xodó dos usuários do Letterboxd: o sucesso da A24 com a Michelle Yeoh tem média de avaliação de quatro estrelas e meia de cinco possíveis. Entre todos os potenciais candidatos ao Oscar é o que conta com o maior número de fãs – 5 mil – e tem também o predomínio de cinco estrelas em relação às demais avaliações.  

Com média 4.2, estão “Os Fabelmans”, “The Banshees of Inisherin”, “TÁR” e “Aftersun”. Vale destacar que estas produções ainda não foram lançadas em circuito comercial, o que tende a transformar as notas em breve. 

Pouco atrás com 4.1 de média estão “Top Gun: Maverick” e “Glass Onion”, enquanto “Pinóquio” e “Nada de Novo no Front” fecham a turma da avaliação com quatro estrelas. 

“Women Talking”, “The Whale”, “Triângulo da Tristeza” e “A Mulher Rei” abrem a turma com média abaixo de quatro; no caso, ambos estão com 3.9. Detalhe que o filme de ação da Viola Davis não mexe mais por já contar com as avaliações após o lançamento, diferente do drama da Sarah Polley, Darren Aronofsky e Ruben Ostulund. Empatados com 3.8 aparecem “Até os Ossos”, “Till” e surpreendentemente “Bardo”. Aliás, fiquem de olho no filme da Netflix que falarei mais adiante para um detalhe curioso sobre ele. 

“She Said” e “Living” estão 3.6 de média, mas, tende a subir com a aproximação da temporada de premiações. O mesmo não se pode dizer de “Elvis” que acumula apenas 3.5. Pior, porém, são os casos de “Império da Luz” com 3.1 de aprovação e “The Son”, único com 2.7, o pior até agora no Letterboxd. 

LETTERBOXD

  1. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” – 4.5
  2. “Os Fabelmans”, “The Banshees of Inisherin”, “TÁR” e “Aftersun” – 4.2
  3. “Top Gun: Maverick” e “Glass Onion” – 4.1

Levando em consideração o público do Rotten Tomatoes, as avaliações mudam um pouco, pero no mucho. 

Lá, o queridinho do público é “Top Gun: Maverick”: a média da aprovação de mais de 50 mil usuários está em 99%, demonstrando não apenas um sucesso comercial, mas, também de ter caído no gosto do público. “A Mulher Rei” tem o mesmo índice, porém, com um público 10x menor. A medalha de bronze fica com “Till”: com apenas 500 avaliações, o drama já surge com 96% de aprovação. 

“Elvis” com média de 94%, “Nada de Novo no Front” e “Os Fabelmans” com 90% e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” com 89% vem logo atrás. A parte superior da lista se encerra com “Bardo” com 83%. 

Curioso notar como o drama mexicano está fazendo mais sucesso com o público do que junto à crítica, algo provado nas médias vistas no Rotten Tomatoes e no Letterboxd. O Iñarritu é um cara com uma técnica primorosa e seus filmes visualmente são exuberantes, o que leva grande parte do público a ficar impressionada. Há também que se considerar alguns ajustes no corte de “Bardo” que reduziram a duração em praticamente 40 minutos, dando um dinamismo à versão apresentada em Veneza. Ainda acho que pode ter sobrevida a ele com o lançamento na Netflix. 

Não tão bem assim perante o público estão “The Banshees of Inisherin” com 76%, “O Triângulo da Tristeza” com 73%, “Aftersun” e “TÁR’, ambos com 72%.  

Vale observar, entretanto, que o quarteto ainda possui poucas avaliações – os maiores, no máximo, têm 250. Logo, este cenário deve mudar em breve com o lançamento comercial. Além disso, há o fato de que são filmes menos populares, de narrativas um pouco menos convencionais perto de “Top Gun” da vida, o que inevitavelmente influi na percepção geral e em notas mais baixas. 

ROTTEN TOMATOES – PÚBLICO

  1. “Top Gun: Maverick” e “A Mulher Rei” – 99%
  2. “Till” – 96%
  3. “Elvis” – 94%