Caio Pimenta apresenta quais produções saíram fortes do Festival de Cannes deste ano para a disputa do Oscar 2022.

MELHOR FILME

Maior evento do cinema europeu, o Festival de Cannes já viu duas vezes o ganhador da Palma de Ouro levar o Oscar de Melhor Filme. 

A primeira vez aconteceu com “Marty”, de Delbert Mann, e a segunda foi recentemente com o sul-coreano “Parasita”, único longa de língua não inglesa a vencer o Oscar máximo. “M.A.S.H”, “Taxi Driver”, “Apocalypse Now”, “All That Jazz”, “Missing”, “A Missão”, “O Piano”, “Pulp Fiction”, “Segredos e Mentiras”, “O Pianista”, “A Árvore da Vida” e “Amor” foram outros vencedores da Palma de Ouro que disputaram Melhor Filme. 

Em 2021, o Festival de Cannes trouxe poucas opções com chances de se juntar ao time. 

Apesar de não ter sido premiado, “A Crônica Francesa” saiu muito bem de Cannes. A produção do Wes Anderson foi ovacionada por nove minutos e alcançou 82 pontos na avaliação do compilado de críticas do Metacritic, pouco abaixo de “O Grande Hotel Budapeste”, sua única nomeação em Melhor Filme.  

Vale lembrar que, em 2019, “Era uma vez em Hollywood” também não venceu nada no júri presidido pelo Alejandro González Iñarritu, mas, emplacou 10 indicações no Oscar.  

Ganhador de Melhor Direção com Leos Carax, “Annette” também sai forte de Cannes ainda que seja bem menos convencional do que o estilo da Academia. 

Das produções de língua não-inglesa, a aposta principal vem do Irã. 

“A Hero” pode fazer o Asghar Farhadi dar um upgrade no Oscar. Duas vezes vencedor de Melhor Filme Internacional por “A Separação” e “O Apartamento”, o diretor/roteirista ganhou o Grande Prêmio do Júri, equivalente ao segundo lugar de Cannes e recebeu muitos elogios da imprensa especializada. 

No Metacritic, “A Hero” chegou à média de 78 pontos. O filme já teve os direitos de distribuição nos EUA adquiridos pela Amazon, logo, será, sem dúvida, uma das principais apostas do estúdio na temporada de premiações. Pode chegar em Direção e Roteiro Original. 

E você deve estar se perguntando: e “Titane”? 

O ganhador da Palma de Ouro dificilmente deve repetir o feito de “Parasita”. Ainda que haja a narrativa feminista a favor do longa com a diretora Julia Ducournau, o estilo mais pesado do filme de terror e suspense com uma história sobre um tema tão delicado torna a missão de “Titane” em agradar a Academia mais complicada do que do drama do Bong Joon-Ho. 

Vejo mais chances para “Titane” em Direção e Roteiro Original, categorias mais possíveis de ousadias entre os indicados do que Melhor Filme, onde o consenso em torno da produção se faz mais necessário. 

CATEGORIAS DE ATUAÇÃO 

O Oscar de Melhor Ator coincidiu quatro vezes vezes com os vencedores da categoria de interpretação masculina no Festival de Cannes. 

Ray Milland foi o pioneiro na dobradinha com “Farrapo Humano”. Depois, vieram Jon Voight, de “Amargo Regresso”, William Hurt, por “O Beijo da Mulher-Aranha” e Jean Dujardin, por “O Artista”. Também teve o Christoph Waltz, de “Bastardos Inglórios”, ganhador de Melhor Ator em Cannes e coadjuvante no Oscar. 

Cinco nomes saem como possibilidades de indicações entre os homens: Timothee Chalamet, por “A Crônica Francesa”, e Adam Driver, de “Annette” se dão bem por conta dos elogios aos respectivos filmes. Já Matt Damon surpreendeu com “Stillwater” em seu trabalho mais elogiado como ator em um bom tempo. Simon Rex surpreendeu e pode chegar com “Red Rocket” E, claro, não dá para descartar Caleb Landry Jones, premiado neste ano em Cannes por “Nitram”.  

Quatro mulheres tiveram o privilégio de vencer o Oscar e o Festival de Cannes de melhor atriz. 

Foram os casos da Shirley Booth, por “A Cruz da Minha Vida”, Sophia Loren, de “Duas Mulheres”, Sally Field, por “Norma Rae” e Holly Hunter, por “O Piano”. Quem tentará repetir este feito no Oscar 2022 será a Renate Reinsve, de “The Worst Person in the World”. Com um trabalho unânime em elogios em Cannes, ela pode chegar como a azarã na típica indicação que já é uma vitória. 

Filha do Sean Penn com a Robin Wright, a Dylan Penn salvou o filme do pai, “Flag Day”. Ela recebeu a atenção do público e saiu em alta do festival. 

FILME INTERNACIONAL 

A categoria de filme internacional é onde o Festival de Cannes costuma coincidir com o Oscar nos últimos anos. 

Os últimos três vencedores da Palma de Ouro – o sueco “The Square”, o japonês “Assunto de Família” e o sul-coreano “Parasita” – foram indicados na categoria. Dos nomeados ao Oscar em 2020, três saíram do festival. E “Druk”, o ganhador do Oscar neste ano, seria exibido em Cannes em 2020 caso o evento não tivesse sido cancelado por conta da pandemia. 

“Titane” deveria sair como o grande candidato para o Oscar, porém, vale lembrar que a França nunca segue a lógica. Vale lembrar os casos de “Azul é a Cor Mais Quente” e “Dheepan”, ambos vencedores da Palma de Ouro, que foram preteridos na escolha do país. 

“The Worst Person In The World” deve colocar a Noruega como uma das principais forças para o Oscar de Filme Internacional. Cotado para vencer a Palma de Ouro, o japonês “Drive My Car” ficou com Melhor Roteiro e pode chegar forte. Se a seleção for fraca, o russo “Petrov’s Flu” tem chances mesmo após não causar tanta impressão positiva como era esperado. “Memoria” saiu elogiadíssimo, traz Tilda Swinton de protagonista, porém, o cinema do diretor tailandês está muito longe do abraçado pela Academia. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...