Caio Pimenta analisa quem devem ser os vencedores e as possíveis surpresas do SAG 2021, previsto para acontecer no domingo, dia 4 de abril. 

COADJUVANTES 

Em Melhor Ator Coadjuvante, estão no páreo o Daniel Kaluuya, por “Judas e o Messias Negro”, Sacha Baron Cohen, de “Os Sete de Chicago”, Leslie Odom Jr., por “Uma Noite em Miami”, Chadwick Boseman, por “Destacamento Blood” e o Jared Leto, de “Os Pequenos Vestígios”. 

Tanto o Chadwick Boseman quanto o Jared Leto ficaram de fora do Oscar para darem lugar ao Paul Raci, de “O Som do Silêncio” e Lakeith Stanfield, por “Judas e o Messias Negro”. E falando no filme da Warner é dele que vem o favorito: o Daniel Kaluuya tem tudo para vencer e praticamente assegurar o Oscar da categoria.  

Caso tenhamos uma surpresa, ela pode ser o Sacha Baron Cohen. Isso serviria para reconhecer um ator que consegue jogar muito bem tanto na comédia quanto no drama, além de prestigiar um ano incrível que, além de “Os Sete de Chicago”, contou com retorno em “Borat 2”. 

A Glenn Close, por “Era uma vez um Sonho”, a Helena Zengel, por “Relatos do Mundo”, Olivia Colman, por “Meu Pai”, Maria Bakalova, de “Borat 2” e Yuh-Jung Youn, de “Minari” concorrem em Atriz Coadjuvante. 

Como disse no vídeo anterior, aqui a disputa é mais acirrada. O favoritismo é da Yuh-Jung Youn pelo trabalho que rouba a cena em “Minari”, servindo também para demonstrar a força asiática no SAG após a vitória de “Parasita” em Melhor Elenco no ano passado.  

Porém, temos Glenn Close: diferente do Oscar, aqui, ela já foi premiada duas vezes, incluindo, Melhor Atriz em Cinema por “A Esposa”. Uma possível vitória dela por “Era uma vez um Sonho” pode ajudar a consolidar o sonho da primeira estatueta dourada. Mas, claro, há toda a polêmica em torno do filme e do próprio dela no projeto da Netflix. 

Outra possibilidade correndo por fora é a Maria Bakalova, de “Borat 2”. Questão é saber se o sindicato dos atores será generoso com um trabalho fora do convencional e estreante nas telas. 

ATUAÇÕES PRINCIPAIS 

Disputam o prêmio de Melhor Ator do SAG 2021: Chadwick Boseman, por “A Voz Suprema do Blues”, Riz Ahmed, por “O Som do Silêncio”, Anthony Hopkins, de “Meu Pai”, Steven Yeun, de “Minari” e o Gary Oldman, por “Mank”. 

Aqui, SAG e Oscar bateram perfeitamente nos indicados, o que já aponta que o vencedor do sindicato terá 99% de chances de levar o prêmio da Academia. E, sem dúvida, todo o favoritismo do universo é do Chadwick Boseman. Ainda que muita gente esteja emocionada com o desempenho do Anthony Hopkins, se tivermos um azarão, será o Riz Ahmed.

Viola Davis, por “A Voz Suprema do Blues”, Frances McDormand, de “Nomadland”, Carey Mulligan, de “Bela Vingança”, Amy Adams, por “Era uma vez um Sonho” e Vanessa Kirby, de “Pieces of a Woman” concorrem em Melhor Atriz. 

A vencedora do Globo de Ouro, a Andra Day, de “Os EUA contra Billie Holiday”, ficou de fora para dar lugar no SAG a Amy Adams. Com isso, a Carey Mulligan tem o favoritismo da disputa, porém, muita atenção para a Frances McDormand e Viola Davis, duas veteranas bastante prestigiadas em Hollywood e que podem surgir como surpresas. 

MELHOR ELENCO 

Por fim, em Melhor Elenco, temos “Destacamento Blood”, “Minari”, “A Voz Suprema do Blues”, “Uma Noite em Miami” e “Os Sete de Chicago. 

Exceto por “Destacamento Blood”, todos os outros filmes têm chances na categoria. O mais forte é “Os Sete de Chicago”, o qual reúne o maior número de estrelas por metro quadrado desta temporada de premiações.  

De jovens estrelas como Eddie Redmayne a Sacha Baron Cohen se arriscando no drama até os veteranos Frank Langella e Mark Rylance, o projeto da Netflix traz uma variedade em seu elenco capaz de agradar os votantes do sindicato. 

Por outro lado, é um elenco formado, em sua maioria, por atores brancos, diferente dos seus rivais mais diversos.  

Minari”, por exemplo, pode repetir o feito de “Parasita” e dar o segundo SAG consecutivo de Melhor Elenco para um time de origem asiática.  

Já “A Voz Suprema do Blues” e “Uma Noite em Miami” tem a representatividade negra.  

A produção da Netflix tem a seu favor contar com duas estrelas em desempenhos excepcionais, enquanto o longa da Regina King traz um elenco bastante homogêneo em que todos se destacam. 

Resumindo: o favorito é “Os Sete de Chicago” seguido por “Minari” e “A Voz Suprema do Blues”. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...