Caio Pimenta analisa as indicações ao Gotham Awards, principal premiação do cinema independente dos EUA e o impacto rumo ao Oscar 2023.

MELHOR DIREÇÃO REVELAÇÃO 

O Gotham Awards não possui uma categoria específica para diretores em geral, mas, premia, desde 1991, ano da criação do evento, o cineasta revelação. Por ser mais limitada, não espelha tanto as nomeações ao Oscar.

Até hoje, somente o Bennett Miller, por “Capote”, Benh Zeitlin, de “Indomável Sonhadora” e Jordan Peele, por “Corra”, venceram o Gotham e foram indicados ao Oscar. 

Neste ano, concorrem ao prêmio no Gotham a Charlotte Wells, de “Aftersun”, Owen Kline por “Funny Pages”, Elegance Bratton, de “The Inspection”, Antoneta Alamat Kusijanovi, de “Murina”, a Beth de Araújo, por “Soft & Quiet”, e a Jane Schoenbrun, por “We’re All Going to the World’s Fair”. 

O mais interessante da lista é o domínio feminino: são quatro mulheres para dois homens. E uma delas é a favorita: a Charlotte Wells, de “Aftersun”.

Mirando o Oscar, entretanto, acho muito improvável que alguns dos nomeados no Gotham vinguem. Todos devem ficar de fora da festa da Academia. 

OS INDICADOS:

  • Charlotte Wells for “Aftersun”
  • Owen Kline for “Funny Pages”
  • Elegance Bratton for “The Inspection”
  • Antoneta Alamat Kusijanovi for “Murina”
  • Beth de Araújo for “Soft & Quiet”
  • Jane Schoenbrun for “We’re All Going to the World’s Fair”

Vencedores Indicados ao Oscar: Bennett Miller (“Capote”), Benh Zeitlin (“Indomável Sonhadora”), Jordan Peele (“Corra”) 

MELHOR ROTEIRO 

Os indicados a Melhor Roteiro do Gotham são: “After Yang”, do Kogonada, “Armageddon Time” escrito pelo James Gray, a Lena Dunham de “Catherine Called Birdy”, “TÁR” com o Todd Field e “Women Talking”, da Sarah Polley. 

“TÁR” lidera as indicações ao Gotham com cinco nomeações. Isso o coloca como favorito até por ser a forma de reconhecer o Todd Field pela ausência do prêmio de Melhor Direção.

Porém, a Sarah Polley pode estragar a festa com o elogiado trabalho em “Women Talking”. E se der uma zebra enorme ainda pode pintar o James Gray. 

Olhando para as últimas cinco edições do Gotham, o retrospecto da categoria no Oscar é bom. 

No ano passado, “A Filha Perdida” venceu o prêmio do cinema independente e foi indicado ao Oscar entre os adaptados. Feito semelhante com “História de um Casamento” em 2019. “Fé Corrompida” e “A Favorita” estiveram nos dois eventos em 2018. Porém, foi em 2017 que o Gotham e a Academia coincidiram: “Corra”, “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Lady Bird” e “Doentes de Amor” fizeram a dobradinha. 

Vale lembrar que “Corra” e “Me Chame Pelo Seu Nome” ganharam os Oscars em 2018. 

OS INDICADOS

  • “After Yang”, de Kogonada 
  • “Armageddon Time”, de James Gray 
  • “Catherine Called Birdy”, de Lena Dunham 
  • “TÁR”, de Todd Field 
  • “Women Talking”, de Sarah Polley 

GOTHAM NO OSCAR

2021: “A Filha Perdida” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Roteiro Adaptado
2020: “Fourteen” e “The Forty-Year-Old Version” (vencedores) – 0 indicado a Melhor Roteiro
2019: “História de um Casamento” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Roteiro Original
2018: “Fé Corrompida” (vencedor) e “A Favorita” – 2 indicados a Melhor Roteiro Original
2017: “Corra” (vencedor), “Doentes de Amor”, “Me Chame Pelo Seu Nome” e “Lady Bird” – 3 indicados a Melhor Roteiro Original e 1 Adaptado 

MELHOR FILME INTERNACIONAL 

Criada em 2020, o prêmio de Melhor Filme Internacional teve “Bacurau” indicado no primeiro ano, mas, infelizmente, ninguém daquela lista vingou no Oscar. Bem diferente do ano passado quando o japonês “Drive My Car” e o norueguês “A Pior Pessoa do Mundo” emplacaram no Gotham e na Academia. 

Para a atual temporada, a lista se mostra promissora. 

Estão indicados o sul-coreano “Decisão de Partir”, os franceses “Saint Omer”, “Athena” e “O Acontecimento”, o irlandês “The Banshees of Inisherin”, e o austríaco “Corsage”. 

Inelegível para a categoria de Melhor Filme por não ter produtores norte-americanos, “The Banshees of Inisherin” é o franco favorito aqui, sendo um prêmio de consolação para a comédia do Martin McDonagh. Mirando o Oscar, vejo “Decisão de Partir” e “Saint Omer” com boas chances de repetirem o feito, enquanto “Corsage” pode ser uma surpresa. 

OS INDICADOS

  • “Athena”
  • “The Banshees of Inisherin”
  • “Corsage”
  • “Decision to Leave”
  • “Happening”
  • “Saint Omer”

GOTHAM NO OSCAR

2021: “Drive My Car” (vencedor) – 2 indicados a Melhor Filme (“Pior Pessoa”)
2020: “Sin Senas Particulares” (vencedor) – 0 indicado a Melhor Filme

MELHOR DOCUMENTÁRIO 

A categoria de Melhor Documentário reserva uma grande notícia para o cinema brasileiro. 

Co-produção Brasil, Dinamarca e EUA, “O Território” está entre os indicados na categoria. O filme dirigido pelo Alex Pritz mostra a luta de uma comunidade indígena contra a invasão de suas terras durante o desgoverno Bolsonaro. Também concorrem o favorito “All the Beauty and the Bloodshed”, premiado em Veneza, “All That Breathes”, “I Didn’t See You There” e “What We Leave Behind”. 

No ano passado, o Gotham selecionou três documentários que vieram a ser indicados ao Oscar: “Flee”, “Ascension” e “Summer of Soul”. Logo, a esperança de “O Território” chegar na festa do dia 12 de março crescem consideravelmente. 

OS INDICADOS

  • “All That Breathes” 
  • “All the Beauty and the Bloodshed” 
  • “I Didn’t See You There” 
  • “O Território” 
  • “What We Leave Behind” 

GOTHAM NO OSCAR

2021: “Flee” (vencedor) – 3 indicados a Melhor Documentário (“Ascension” e “Summer of Soul”)
2020: “Time” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Documentário
2019: “American Factory” (vencedor) – 2 indicados a Melhor Documentário (“Democracia em Vertigem”)
2018: “Hale County This Morning, This Evening” (vencedor) – 2 indicados a Melhor Documentário (“Minding the Gap”)
2017: “Strong Island” (vencedor) – 1 indicados a Melhor Documentário 

ATUAÇÃO COADJUVANTE 

Os prêmios de atuação no Gotham não possuem divisões de gênero desde 2021, ano em que surgiu a categoria de coadjuvantes.  

E veja só: o vencedor foi o Troy Kotsur, de “Coda”. Ele repetiu o feito em Ator Coadjuvante no Oscar deste ano. Além dele, a Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”, também fez a dobradinha do Gotham com a Academia. 

A lista do Gotham 2022 aponta a força de nomes femininos e uma corrida mais aberta entre os homens.

Para Atriz Coadjuvante, a Jessie Buckley superou a Claire Foy em “Women Talking”, mostrando a dianteira dela na corrida. Hong Chau, Nina Hoss e a Gabrielle Union conseguiram nomeações preciosas para as consolidarem como nomes a serem cotados.  

Se o Ben Whishaw mostra força pelo drama da Sarah Polley, fica claro que o Ke Huy Quan se torna cada dia mais um candidato certo e crescendo na temporada. O Mark Rylance e o Brian Tyree Henry ganham um gás a mais para seguirem vivos em busca da vaga no Oscar. 

Para o Gotham, acredito que a favorita para vencer o prêmio, neste momento, seja a Hong Chau. A corrida, porém, está bem aberta. 

OS INDICADOS

  • Jessie Buckley e Ben Whishaw, por “Women Talking”
  • Raúl Castillo e Gabrielle Union, por “The Inspection”
  • Hong Chau, por “The Whale”
  • Brian Tyree Henry, por “Causeway”
  • Nina Hoss e Noémie Merlant, por “TÁR”
  • Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
  • Mark Rylance, por “Bones and All

GOTHAM NO OSCAR

2021 (início): Troy Kotsur (“Coda”) – 1 indicado a Melhor Ator Coadjuvante / Jessie Buckley – indicada a Atriz Coadjuvante

MELHOR ATUAÇÃO PRINCIPAL 

O Gotham Awards acontece no dia 28 de novembro e pode ser que já aponte a vencedora do Oscar de Melhor Atriz, afinal, as três favoritas ao prêmio estão indicadas em Atuação Principal. 

São os casos da Cate Blanchett, de “TÁR”, Danielle Deadwyller, de “Till” e a Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Quem ganhar no Gotham sai bem na frente rumo ao Oscar. O time feminino fica completo com a Dale Dickey, de “A Love Song”, Thandie Newton, por “God’s Country” e a Taylor Russell, por “Bones and All”. Entre os homens estão o Colin Farrell, por “After Yang”, Paul Mescal, de “Aftersun”, e o Brendan Fraser, de “The Whale”. 

A presença do Brendan Fraser, entretanto, pode ser um anticlímax total, afinal, ele é o favorito para vencer e acredito que leve a categoria. Entre os menos badalados, vale observar a Taylor Russell e o Paul Pascal: os dois são atores bastante elogiados em filmes idem e que, se bobear, podem surpreender na temporada. 

Quanto ao retrospecto das edições passadas, o Gotham tem uma tendência de apontar, pelo menos, um indicado por ano ao Oscar. Aconteceu com a Olivia Colman em 2021 com “A Filha Perdida”, Riz Ahmed, Chadwick Boseman e Frances McDormand em 2020 e Adam Driver no ano anterior. 

OS INDICADOS

  • Cate Blanchett, por “TÁR”
  • Danielle Deadwyler, por “Till”
  • Dale Dickey, por “A Love Song”
  • Colin Farrell, por “After Yang”
  • Brendan Fraser, por “The Whale”
  • Paul Mescal, por “Aftersun”
  • Thandie Newton, por “God’s Country”
  • Aubrey Plaza, por “Emily the Criminal”
  • Taylor Russell, por “Bones and All”
  • Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

GOTHAM NO OSCAR

2021: Olivia Colman (“A Filha Perdida”) e Frankie Faison (vencedor) – 1 indicado a Melhor Atriz
2020: Ator – Riz Ahmed (vencedor) e Chadwick Boseman / Atriz – Frances McDormand (perdeu para Nicole Beharie) e Yuh-jung Youn
2019: Adam Driver (vencedor) – 1 indicado / Atriz – Awkwafina (vencedora) – 0 indicada
2018: Richard E. Grant (perdeu para Ethan Hawke) – 1 indicado / Atriz – Glenn Close (perdeu para a Toni Colette) – 1 indicada
2017: Daniel Kaluuya, Willem Dafoe (perderam para James Franco – 2 indicados) / Atriz – Saoirse Ronan (vencedora), Margot Robbie – 2 indicadas

MELHOR FILME 

“Sideways, “Capote”, “Guerra ao Terror”, “Inverno da Alma”, “A Árvore da Vida”, “Birdman”, “Spotlight”, “Moonlight” e “Nomadland”. 

Todas estas produções venceram Melhor Filme no Gotham Awards e também foram indicados à categoria máxima do Oscar – aliás, cinco deles venceram na Academia. 

E nos últimos cinco anos, o Gotham conseguiu prever, pelo menos, um nomeado. 

Foi assim em 2020 com o road movie da Chloé Zhao, 2019 com “História de um Casamento”, 2018 com “A Favorita” e 2017 com “Melhor Chame Pelo Seu Nome” e “Corra”. 

Na disputa deste ano, dá para considerar que dois indicados ao Gotham contam com grandes de surgirem no Oscar. 

Líder de indicações ao Gotham, “TÀR” chega como o favorito a levar o prêmio, mas, terá pela frente o surpreendente “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. A lista fica completa com “Aftersun”, “The Cathedral” e “Dos Estaciones”. 

Por fim, é importante dizer que “Women Talking”, “The Whale”, “Bones and All” e “The Banshees of Inisherin” estavam inelegíveis. Se não fosse o caso, certamente o Gotham iria espelhar o Oscar ainda mais. 

OS INDICADOS

  • “Aftersun”
  • “The Cathedral” 
  • “Dos Estaciones” 
  • “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” 
  • “TÁR” 

GOTHAM NO OSCAR

2021: “A Filha Perdida” (vencedor) – 0 indicados a Melhor Filme
2020: “Nomadland” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Filme
2019: “História de um Casamento” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Filme
2018: “Domando o Destino” (vencedor) – 1 indicado a Melhor Filme (“A Favorita”)
2017: “Me Chame Pelo Seu Nome” (vencedor) – 2 indicados a Melhor Filme (“Corra”) 

Vencedores Nomeados ao Oscar: “Sideways”, “Capote”, “Guerra ao Terror”, “Inverno da Alma”, “A Árvore da Vida”, “Birdman”, “Spotlight”, “Moonlight”, “Nomadland”