Caio Pimenta analisa quem seriam os indicados e vencedores se fosse um Oscar de Atuação sem divisão de gênero para papéis principais e coadjuvantes entre 2015 e 2020.

OSCAR 2015 

para sempre alice julianne moore

Os cinco indicados na categoria de atuação principal seriam os seguintes: 

Os vencedores Eddie Redmayne, de “A Teoria de Tudo”, e Julianne Moore, por “Para Sempre Alice”, estariam ao lado de Michael Keaton, estrela do ganhador de Melhor Filme, “Birdman, Benedict Cumberbatch, de O Jogo da ImitaçãoFelicity Jones, para completar o par da cinebiografia de Stephen Hawkins. 

Por nunca ter vencido o Oscar e ser um dos nomes mais talentosos de Hollywood na atualidade, a Julianne Moore seria a ganhadora. Já entre os coadjuvantes, as cinco vagas seriam destes aí: 

O J.K Simmons, de Whiplash e a Patricia Arquette, de Boyhood, seriam nomeados junto com o Edward Norton e Emma Stone, de “Birdman”, além do Mark Ruffalo, por “Foxcatcher”. 

Apesar da carreira extensa da Arquette, acho que o prêmio iria para o J.K Simmons pela atuação explosiva dele no filme do Damien Chazelle. 

OSCAR 2016 

Sem divisão de categorias por homens e mulheres, os indicados nas atuações principais seriam os seguintes: 

Entre os homens estaria o Michael Fassbender, de “Steve Jobs” e o Leonardo DiCaprio, por “O Regresso”. Já na turma das mulheres a Brie Larson, por “O Quarto de Jack”, Saoirse Ronan, de “Brooklyn”, e a Charlotte Rampling, por “45 Anos”, seriam as nomeadas. 

Aqui, não tem nem discussão: o vencedor seria o Leonardo DiCaprio até porque haveria uma revolta mundial se isso não ocorresse. Já entre os coadjuvantes teríamos uma boa surpresa. 

OFF: Os vencedores Mark Rylance, de “Ponte dos Espiões”, e Alicia Vikander, de “A Garota Dinamarquesa”, seriam acompanhados do Sylvester Stallone, de Creed, o Mark Ruffalo, por Spotlight e a Rooney Mara, de “Carol”. 

O vencedor aqui, na minha visão, seria diferente do que aconteceu: daria o Sylvester Stallone. Muito disso devido ao fato dos votos acabarem sendo mais divididos, o que ajudaria o eterno Rocky Balboa. 

OSCAR 2017 

O Oscar 2017 teria estes cinco indicados na categoria de atuação principal. 

As mulheres seriam maioria com a Emma Stone, de La La Land, Isabelle Huppert, por “Elle”, e a Natalie Portman, de “Jackie”. Já nos homens, seriam nomeados Casey Affleck, por “Manchester à Beira-Mar”, e Denzel Washington, de “Um Limite Entre Nós”. 

Apesar de até reconhecer a atuação brilhante do Casey Affleck, a rejeição ao passado problemático dele levaria o prêmio para a Emma Stone, algo que eu não ficaria nenhum pouco chateado. Vamos agora para os coadjuvantes. 

Os intérpretes negros iriam dominar com o Mahershala Ali, por Moonlight, Viola Davis, de “Um Limite Entre Nós”, e Naomie Harris, por “Moonlight”. As demais vagas seriam do Jeff Bridges, de “A Qualquer Custo”, e Michelle Williams, por “Manchester à Beira-Mar”. 

Eu votaria tranquilamente no Mahershala, porém, o peso da Viola Davis a levaria a vencer mesmo em uma flagrante fraude de categoria. 

OSCAR 2018 

De novo, predomínio das mulheres nas categorias de atuação principal no Oscar 2018. 

As indicadas seriam a Frances McDormand, por Três Anúncios Para um Crime, a Saoirse Ronan, de Lady Bird e, por fim, a Sally Hawkins, por “A Forma da Água”. Gary Oldman, de “O Destino de uma Nação”, e o Timothée Chalamet, por Me Chame Pelo Seu Nome, fecham a lista. 

A Frances McDormand tem uma atuação melhor, porém, o fato do Gary Oldman nunca ter vencido o o Oscar acabaria servindo para que ele fosse premiado. Já entre os coadjuvantes, os indicados seriam estes aí. 

Sam Rockwell e Woody Harrelson, por “Três Anúncios Para um Crime”, Alisson Janney, de “Eu, Tonya”, Willem Dafoe, por “Projeto Flórida” e Laurie Metcalf, de “Lady Bird”. 

Aqui, acho que o resultado seria incontestável: Sam Rockwell e o seu policial racista de “Três Anúncios Para um Crime”. 

OSCAR 2019 

 

A lista de indicados em categoria de atuação principal seria bem musical no Oscar 2019. 

Interpretando o Freddie Mercury, o Rami Malek, de Bohemian Rhapsody”, seria nomeado junto com a Lady Gaga, de “Nasce uma Estrela. A Gleen Close estaria pronta para perder mais um Oscar por “A Esposa”, enquanto a Academia iria mostrar, mais uma vez, ser fã dos emagrecimentos malucos do Christian Bale, desta vez, gordinho por “Vice”. 

A vencedora, entretanto, seria a Olivia Colman, pelo desempenho divertido e deliciosamente esquisito dela em “A Favorita”. Já entre os coadjuvantes… 

Os indicados seriam Mahershala Ali, de Green Book, Regina King, por “Se a Rua Beale Falasse”, Rachel Weisz, de “A Favorita”, Amy Adams, por “Vice” e Richard E. Grant, por “Poderia Me Perdoar?”. 

Já que ele perdeu para Viola Davis em 2017, o Mahershala Ali seria compensado pela Academia aqui e venceria o Oscar. 

OSCAR 2020 

Chegamos ao Oscar 2020 e, aqui, os homens iam dominar a lista de indicados na categoria principal de atuação. 

No time masculino, os indicados seriam Joaquin Phoenix, de “Coringa”Antonio Banderas, por “Dor e Glória”, e Adam Driver, por “História de um Casamento”. A Scarlett Johansson também seria nomeada pelo filme da Netflix, e a Renée Zellweger fecha a lista com “Judy”. 

Pelo apelo popular, uma carreira excelente até então não premiada com um Oscar e um desempenho repleto de entrega física do jeitinho que a Academia adora, o Joaquin Phoenix levaria a estatueta fácil, fácil.  

Já no time dos coadjuvantes, o Brad Pitt, de “Era uma vez em Hollywood”, Laura Dern, por “História de um Casamento”, Al Pacino e Joe Pesci, por “O Irlandês”, e novamente a Scarlett Johansson, de Jojo Rabbit, seriam os indicados. 

O prêmio ficaria com o Brad Pitt, outro astro de Hollywood sem Oscar. Infelizmente, a Laura Dern teria que esperar mais um pouco. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...