PIOR FILME 

  1. “Morbius”36 PONTOS 
  2. Medida Provisória” – 12 PONTOS 
  3. Amsterdam” e “Moonfall” – 10 PONTOS* 
  4. Trem-Bala“, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, “Persuasão”, “Jesus Kid”, “A Bolha”, “Spiderhead” – 10 PONTOS 

*critério de desempate: aparecer em mais de uma lista 

 Caio Pimenta 

  1. “Trem-Bala” 
  2. “Águas Passadas”
  3. “Lightyear” 
  4. “Morbius” 
  5. “Medida Provisória” 

Comentário 

Parabéns para você que ainda aguenta aquele filme metido a esperto, sempre com diálogos engraçadinhos, cheio de reviravoltas que ninguém se importa e com um visual impressionante visto a cada dois meses em algum filme de ação. Este é “Trem-Bala”. Para quem já fez “Atração Fatal” e “Proposta Indecente”, chegar a “Águas Passadas” é a decadência. Pobre Adrian Lyne. Como conseguiram fazer um filme sem graça do Buzz Lightyear, meu Deus??? “Morbius” vale pelo constrangimento, enquanto “Medida Provisória” pode ter todas as melhores intenções, mas, como cinema, é uma bagunça completa. 

Danilo Areosa 

  1. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”   
  2. “Adão Negro” 
  3. “Men – Faces do Medo” 
  4. “Morbius”  
  5. “Jurassic World: Domínio”  

Comentário 

Os cinco piores filmes de 2022 estão no topo da lista porque são os que assisti no cinema, responsáveis em desperdiçar o meu suado dinheiro. Sei que serei xingado e questionando por muitos, mas o hypado “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” não me desceu. Achei uma experiência enfadonha na tela grande. O maior mérito de “Adão Negro” além dos créditos subindo, foi a serventia de fazer a DC finalmente tomar a decisão de resetar o seu universo de super-heróis. “Men – Faces do Medo” é o tipo de cinema metido a besta de mais um diretor superestimado pela crítica e público que é Alex Garland. Depois da heresia que foi “Esquadrão Suicida”, Jared Leto nos brinda com mais uma atrocidade no universo de heróis com “Morbius”. “Jurassic World: Domínio” encerra uma trilogia que nunca ofereceu um terço da magia do original de Spielberg. 

Gabriel Bravo de Lima 

  1. “Persuasão” 
  2. “Amsterdam” 
  3. “Moonfall” 
  4. “Meu Policial” 
  5. “O Telefone do Sr. Harrington” 

Comentário 

“Persuasão” fica em primeiro por ser um produto reciclado, quase um filme de algoritmo (talvez em algum tempo a Netflix realmente produza filmes com inteligência artificial fazendo todas as escolhas) onde se estabelece tudo que está em moda a partir de uma criatividade nula. Já “Amsterdam” cumpre a cartilha de grande elenco desperdiçado em uma obra perdida, que não consegue perceber o que tem de melhor, menospreza seu humor numa busca tola por ser uma bela crítica social, por encantar a partir da pieguice. 

Ivanildo Pereira 

  1. “Morbius” 
  2. “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface” 
  3. “365 Dias: Hoje” 
  4. “Moonfall: Ameaça Lunar” 
  5. “Assassino Sem Rastro” 

Menções desonrosas: They/Them: O Acampamento e Medida Provisória (ganhadores do troféu “De boas ideias, o inferno está cheio”). 

Comentário 

É, chegou a hora (divertida, assim mesmo) de compilar e descascar as porcarias do ano. Assassino Sem Rastro chega a ser deprimente pela visão de um claramente muito idoso Liam Neeson ainda se metendo a atirar e distribuir pancadas. 365 Dias não serve nem para quem só busca uma safadeza. Em Moonfall, Roland Emmerich destrói o mundo de novo e coloca praticamente um teórico da terra plana como um dos heróis – não deu. Leatherface prova que às vezes é melhor deixar uma franquia morrer, e Morbius é um anti-filme, tão ruim que na sua breve existência se tornou sinônimo de desgraceira cinematográfica. Em 2022, foi “morbin’ time”, sem dúvida. 

Lorenna Montenegro

  1. “Morbius” 
  2. “Mães Paralelas” 
  3. “King´s Man: A Origem” 
  4. “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” 
  5. “Pinóquio” (Disney)

Comentário 

Não acho graça ranquear desastrosas produções nacionais nessa lista tendo Hollywood produzido (como sempre) um volume muito maior de porcarias, inclusive na forma de blockbusters super dispendiosos que não se pagam nas bilheterias. 

Lucas Lopes Aflitos 

  1. “Jesus Kid” e “A Bolha  
  2. Morte no Nilo
  3. Blonde
  4. Ambulância  
  5. “Amsterdam”

Comentário 

Nem sempre de clássicos e bons filmes vivemos e sobrevivemos. Há aquelas bombas tão pesadas que, para se recuperar da experiência, requer tempo. Matando dois coelhos de uma vez, eis os dois piores filmes empatados em #1. Como alguém em sã consciência aprovou isso? “Morte no Nilo”, outra bomba! “Blonde” é vergonhoso, UMA AFRONTA À MEMÓRIA DE Marilyn Monroe. Assim em maiúsculo mesmo. E “Ambulância”? Tirando as cenas de drones, as cenas de ação, as explosões, o que resta? Mais um filme com assinatura de Michael Bay. E a megalomania subiu à cabeça de David O. Russell. Que filminho mais ou menos. Salvam-se figurinos e direção de arte. E só. 

Marcos Faria 

  1. Medida Provisória 
  2. Águas Selvagens 
  3. O Agente Oculto 
  4. Titane 
  5. Lightyear 

Comentário 

“Titane”, um filme detestável não por ser chocante, mas por ser tolamente maçante, tem sorte de poder contar com Agathe Rouselle e, principalmente, Vincent Lindon. Já os crimes de “Lightyear” e “O Agente Oculto” estão em serem sintomáticos da falência criativa de seus estúdios – apesar de ser questionável se a Netflix um dia teve criatividade de fato. Mas se todos esses longas, no final das contas, não fedem nem cheiram, então se justifica as posições de “Medida Provisória” e “Águas Selvagens” no topo: é que esses dois são filmes verdadeiramente embaraçosos. 

Pâmela Eurídice 

  1. “Spiderhead” 
  2. “Morbius” 
  3. “Pinóquio” (Disney)
  4. “Thor: Amor e Trovão” 
  5. “Jurassic World: Domínio” 

Comentário 

Costumo dizer que esta é a lista de filmes que prometem e não cumprem. Porém, nessa edição as produções não prometeram nada e entregaram distância, frieza e falta de conexão com o público. Em meio a diretores ok e elenco estelar, há uma ausência de bons elementos a se explorar e de consistência. Veja bem, “Domínio” e “Amor e Trovão” conseguiram a proeza de banalizar franquias interessantes, além de abandonar plots curiosos e que ofereceriam endosso a suas histórias. Se esse era o ano dos Pinóquios, compreende-se por que este projeto pulou vários lançamentos e terminou no streaming sem nenhuma propaganda. Queria ser amiga do Jared Leto e dar uns toques sobre a escolha de seus projetos, ele anda precisando. “Spiderhead” é um filme tão esquecível que conquistou o topo dessa lista. 

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COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2022.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 10 pontos

2º lugar – 8 pontos

3º lugar – 6 pontos

4º lugar – 4 pontos

5º lugar – 2 pontos

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