Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros Adaptado e Original, Animação e Filme Internacional.

ROTEIROS 

Começamos com Roteiro Adaptado, onde três filmes estão garantidos. 

O domínio na categoria será feminino com as nomeações certas de Jane Campion com “Ataque dos Cães”, Siân Heder, de “Coda”, e Maggie Gyllenhaal, por “A Filha Perdida”. O trio foi nomeado no Critics Choice e a neozelandesa no Globo de Ouro.

As duas vagas restantes têm como favoritos o japonês “Drive My Car” e a nova versão de “Amor Sublime Amor”, mas, “Duna” luta firme por esta indicação também. 

Identidade”, “Tick Tick Boom” e “A Tragédia de Macbeth” estão correndo por fora e são azarões. Agora, vamos para roteiro original com candidatos fortes ao Oscar. 

Paul Thomas Anderson, de “Licorice Pizza”, e o Kenneth Branagh, por “Belfast”, certamente estarão entre os indicados assim como o Zach Baylin, de “King Richard”. A dupla Adam McKay e David Sirota se aproximou muito da quarta vaga nas últimas semanas com a boa repercussão de “Não Olhe Para Cima”.

A quinta vaga será disputada de forma acirrada por “C´Mon, C´Mon”, “Um Herói”, “Apresentando os Ricardos” e “Mass”. 

Minha aposta é em “C´Mon, C´Mon” e Um Herói” até porque a Academia gosta de reconhecer aqui produções que ficam sem grandes ou até indicação a Melhor Filme.  

ANIMAÇÃO E INTERNACIONAL 

O Oscar de Melhor Animação só tem uma vaga em jogo; todas as outras quatro estão definidas. 

A Disney terá dois candidatos: “Luca” e “Encanto”. O fenômeno “Flee” e o surpreendente “A Família Mitchell” também são nomes garantidos.

A briga pela última vaga fica de novo entre o estúdio do Mickey com “Raya e o Último Dragão” e o japonês “Belle”. 

Seria muito legal ver duas produções de língua não inglesa até para quebrar o domínio da Disney na categoria. 

Em Filme Internacional, o panorama é semelhante a animação: quatro filmes garantidos e uma vaga em aberto. 

O iraniano “Um Herói”, o italiano e principal aposta da Netflix “A Mão de Deus”, e o dinamarquês “Flee” estarão no Oscar ao lado de “Drive My Car”, candidato nipônico que desponta como favorito após nomeações ao Globo de Ouro, Critics e prêmios de Melhor Filme do Ano junto a críticos de diversas cidades norte-americanas. 

O norueguês “The Worst Person in the World” é o favorito para a última vaga, porém, fiquem de olho no alemão “O Homem Ideal” e no finlandês “Compartimento Número 6”. 

COADJUVANTES 

Melhor Ator Coadjuvante está uma disputa para lá de interessante, pois, ainda não surgiu nenhum nome para se credenciar a favorito. Ainda assim, três candidatos já podem preparar o smoking para o dia 27 de março. 

Trio indicado ao Globo de Ouro e Critics Choice, Ciarán Hinds, de “Belfast”, Troy Kotsur, por “Coda”, e Kodi Smit-McPhee, de “Ataque dos Cães”, serão indicados. E vale observar o crescimento do McPhee, hoje o frontrunner da corrida.

Restam duas vagas para uma disputa acirrada entre o Jared Leto, de “Casa Gucci”, Jamie Dornan, de “Belfast”, J.K Simmons, por “Apresentando os Ricardos”, e o Bradley Cooper, de “Licorice Pizza”. 

O Jamie Dornan foi nomeado no Critics e no Globo de Ouro, levando vantagem na disputa ainda que possa enfrentar fogo amigo com Ciarán Hinds. Já a minha aposta para a segunda vaga fica com o J.K Simmons ainda que acredite na força do Bradley Cooper e de “Licorice Pizza”. 

Em Atriz Coadjuvante, Caitriona Balfe, de “Belfast”, Aunjanue Ellis, por “King Richard”, Kirsten Dunst, de “Ataque dos Cães”, e Ariana DeBose, por “Amor Sublime Amor” estarão no Oscar. Todas as quatro foram indicadas no Critics e Globo de Ouro.

Ruth Negga, por “Identidade”, e a Marlee Maitlin, de “Coda” devem disputar a quinta vaga 

Há também outras possibilidades como Cate Blanchett, Meryl Streep, Judi Dench, Rita Moreno e Ann Dowd, mas, vejo a Ruth Negga mais forte para formar uma maioria de mulheres negras na categoria, o que seria incrível. 

ATOR E ATRIZ PRINCIPAL

A categoria de Melhor Atriz é uma das que o jogo parece definido ainda que haja nomes fortes para surpreender. 

A favorita Kristen Stewart, de “Spencer”, Olivia Colman, por “A Filha Perdida”, Jessica Chastain, de “Os Olhos de Tammy Faye”, Lady Gaga, por “Casa Gucci”, e Nicole Kidman, de “Apresentando os Ricardos”, têm tudo para estarem no Oscar. O quinteto foi indicado ao Critics e ao Globo de Ouro e dominam a temporada desde a premiação dos críticos. 

A Rachel Zegler, de “Amor Sublime Amor”, e a Alana Haim, de “Licorice Pizza”, são zebras, enquanto a Penélope Cruz, infelizmente, ficou pelo caminho. 

Já entre os homens, Andrew Garfield, de “Tick Tick Boom”, Will Smith, por “King Richard”, Benedict Cumberbatch, de “Ataque dos Cães”, e o Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth” estarão no Oscar.

Por “Cyrano”, o Peter Dinklage é o nome mais forte para a quinta vaga ainda que o Leonardo DiCaprio, de “Não Olhe Para Cima” jamais possa ser ignorado e o Nicolas Cage pode ser a grande surpresa das indicações, especialmente, após ser nomeado ao Critics por “Pig”. 

DIREÇÃO E FILME 

Igual Melhor Atriz, Direção também surge com os cinco nomes praticamente definidos. 

Dificilmente não veremos Jane Campion, de “Ataque dos Cães”, Paul Thomas Anderson, de “Licorice Pizza”, Denis Villeneuve, por “Duna”, Kenneth Branagh, de “Belfast”, e o Steven Spielberg, de “Amor Sublime Amor” entre os indicados.

As surpresas podem vir da Maggie Gyllenhaal, de “A Filha Perdida”, premiada no Gotham e indicada ao Globo de Ouro, ou do Ryûsuke Hamaguchi, da sensação surpreendente “Drive My Car”. 

Sobre o Guillermo del Toro, indicado ao Critics por “O Beco do Pesadelo”, não coloco as minhas fichas nele por enquanto assim como no Joel Coen, de “A Tragédia de Macbeth”.

E nesta altura do campeonato, não acredito em duas indicações de diretores de filmes de língua não-inglesa, logo, sem chances para o Asghar Farhadi.

 

E, finalmente, vamos a Melhor Filme. 

“Amor Sublime Amor”, “Belfast”, “Duna”, “Licorice Pizza”, “Ataque dos Cães” e “King Richard” estão garantidos. Ainda que não 100%, acredito sim nas indicações de “Coda”, “Não Olhe Para Cima” e “Tick Tick Boom”. A última vaga traz cinco candidatos: “A Filha Perdida”, “O Beco do Pesadelo”, “Being the Ricardos”, “A Tragédia de Macbeth” e “Drive My Car”. 

“A Filha Perdida” poderia até ser o candidato mais forte, porém, a Academia colocaria quatro produções da Netflix em Melhor Filme? Acho improvável.  

Por outro lado, não coloco muita fé na força de “Apresentando os Ricardos” e “A Tragédia de Macbeth” – ainda que sejam filmes moldados para o Oscar, até o momento, nenhum deles decolou na temporada. “O Beco do Pesadelo” é uma aposta mais óbvia com grandes nomes, uma superprodução, um diretor querido e um estúdio importante para o cinema mais adulto de Hollywood como é a Searchlight Pictures. 

Porém, “Drive My Car” é hoje a minha aposta para chegar nesta décima vaga. Apesar da Janus Films não ter a mesma capacidade de campanha de uma Netflix, Disney ou Warner, indicar a produção japonesa seria uma forma da Academia continuar olhando para o público global depois da boa repercussão da vitória de “Parasita”. Fora que a renovação dos membros da Academia por muita gente de fora dos EUA, pode contribuir para que o filme seja abraçado e alçado a esta improvável nomeação em meio a gigantes. 

CRÍTICAS DOS CANDIDATOS AO OSCAR NO CINE SET: