Caio Pimenta apresenta quais seriam as produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme entre 2015 e 2020 se fossem cinco nomeados.

OSCAR 2015 

birdman ou a inesperada virtude da ignorância michael keaton

O Oscar 2015 ficou dividido entre dois filmes que, com certeza, estariam na lista final se fossem cinco filmes. 

“Birdman conseguiu 9 indicações e levou categorias importantes como Filme, Direção para o Iñarritu, Roteiro Original e Fotografia. Já Boyhood tinha o apoio da crítica, foi indicado a seis prêmios, mas, venceu apenas Atriz Coadjuvante com a Patricia Arquette.  

A terceira vaga certa era de “O Grande Hotel Budapeste”, sucesso do Wes Anderson e, ao lado de “Birdman”, recordista de indicações em 2015 com 9 categorias. As duas vagas restantes seriam bem disputada. 

A quarta vaga seria de O Jogo da Imitação”, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e com indicações em Melhor Ator para o Benedict Cumberbatch e uma surpreendente nomeação para o Mortem Tyldum em Direção. Por fim, Whiplash, premiado em Melhor Montagem, superaria o sucesso de Sniper Americano” e “A Teoria de Tudo”, cinebiografia de Stephen Hawking. 

OSCAR 2016  

No Oscar de 2016, oito filmes disputaram a categoria máxima. Desta turma toda, metade era nome certo se fossem cinco indicados. 

O ganhador de Melhor Filme e Roteiro Original, “Spotlight”, o premiado em Direção e Ator com Leonardo DiCaprio, “O Regresso”, “A Grande Aposta”, vencedor de Roteiro Adaptado, e por fim, o sensacional Mad Max”, com seis estatuetas, certamente seriam nomeados. 

Apesar do sucesso do “Perdido em Marte” repleto de estrelas e dirigido pelo Ridley Scott, a última vaga ficaria com “O Quarto de Jack”, também nomeado em Direção com o Lenny Abrahamson e vencedor de Melhor Atriz com a Brie Larson. 

OSCAR 2017 

Definir os dois primeiros indicados de um possível Oscar com 5 nomeados em 2017 é fácil: “Moonlight” e “La La Land” protagonizaram o momento mais constrangedor da história da festa, além de terem provocado um debate gigantesco nas redes sociais. 

Com isso, sobravam três vagas. 

A primeira seria preenchida por “Manchester à Beira-Mar”, ganhador do Oscar de Melhor Ator e Roteiro Original. Depois, “A Chegada”, ficção científica nomeada em oito categorias dirigida pelo Dennis Villeneuve estaria na disputa assim como o drama de guerra “Até o Último Homem”, premiado em Melhor Montagem. 

OSCAR 2018 

O Oscar 2018 teve uma outra disputa intensa entre dois filmes: “Três Anúncios Para um Crime”, ganhador de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, e o vencedor da categoria máxima e direção “A Forma da Água”, do Guillermo del Toro. 

De novo, três vagas sobram. 

Drama de guerra dirigido pelo Christopher Nolan, “Dunkirk” venceu em Melhor Montagem e outras duas categorias após concorrer em oito categorias. Premiado em Melhor Roteiro Original, “Corra!” também estaria na lista final. 

A última vaga seria bem disputada entre “Lady Bird” e “Me Chame Pelo Seu Nome”: nesta batalha de dois filmes queridíssimos pelo público, acho que daria o filme da Saoirse Ronan, indicado em Direção com a Greta Gerwig. 

OSCAR 2019 

Três das cinco vagas do Oscar 2019 não precisariam de grande adivinhação. 

O ganhador de Melhor Filme, “Green Book”, “Roma”, premiado em Direção e Fotografia e um dos maiores nomeados naquele ano em 10 categorias, e o excelente “Infiltrado na Klan”, vencedor de Roteiro Adaptado, seriam indicados. 

Duas vagas e, aqui, o negócio ficaria muito complicado. 

Mesmo com todas as críticas “Bohemian Rhapsody” venceu 4 das 5 categorias que disputou e tinha todo o apelo pop do Queen e Freddie Mercury. Falando de apelo pop, o que dizer de “Nasce uma Estrela” com Lady Gaga e “Shallow” now e “Pantera Negra”, melhor filme da Marvel? Por outro lado, tinha também “A Favorita” com 10 indicações e um trio de protagonistas peso pesado, além de “Vice”, filme político do queridinho da Academia, Adam McKay. 

No fim das contas, acho que daria “Bohemian Rhapsody” e “A Favorita”. 

OSCAR 2020 

E, finalmente, chegamos à edição de 2020. Aqui, sem dúvida, três teriam vaga certa. 

O sul-coreano “Parasita” estaria garantido assim como “Era uma vez em Hollywood” com suas 10 nomeações” e “1917”, o rival do filme do Bong Joon-Ho. 

Adoraria dizer que “O Irlandês” seria indicado, porém, o filme do Scorsese não iria pegar uma das vagas. Para mim, os escolhidos seriam estes aí. 

Vencedor de Melhor Roteiro Adaptado, Jojo Rabbit superaria o fato do Taika Waititi ter sido esnobado em Direção, e “Coringa” fecharia a lista graças à força do Joaquin Phoenix, ganhador de Melhor Ator. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...