O Globo de Ouro caiu em desgraça de vez, porém, tentará ressurgir das cinzas com a cerimônia prevista para o próximo dia 9 de janeiro. Isso em meio ao aumento enorme dos casos de Ômicron nos EUA, boicote de indicados, sem a presença de celebridades e televisionamento e uma temporada de premiações ainda sem favoritos absolutos. 

Caio Pimenta aponta quais os filmes e atuações que devem levar o Globo de Ouro 2022 no próximo dia 9 de janeiro, em Los Angeles.

DE TRILHA SONORA A INTERNACIONAL 

Começamos com as categorias musicais. 

Em Trilha Sonora, estão indicados o Alexandre Desplat, de “A Crônica Francesa”, Germaine Franco, por “Encanto”, Jonny Greenwood, de “Ataque dos Cães”, Alberto Iglesias, por “Madres Paralelas”, e Hans Zimmer, de “Duna”.  

Já em Canção Original, concorrem ao prêmio a Beyoncé de “Be Alive”, do drama “King Richard”, Sebastian Yatra, por “Dos Oruguitas” de “Encanto”, Van Morrison, por “Down to Joy” de “Belfast”, “Here I Am (Singin’ My Way Home)”, de “Respect” e interpretada por Jennifer Hudson, e a Billie Eilish com “No Time to Die” do último 007. 

Acredito que o Hans Zimmer, de “Duna”, saia vitorioso em Trilha Sonora ainda que o Jonny Greenwood, de “Ataque dos Cães”, possa surpreender. Já a Beyoncé deve levar o Globo de Ouro de Canção Original com a Billie Eilish correndo por fora. 

Misturando adaptado e original, o Globo de Ouro de Roteiro traz “Não Olhe Para Cima”, “Apresentando os Ricardos”, “Belfast”, “Licorice Pizza” e “Ataque dos Cães”. 

Nesta briga bem pesada de diretores/roteiristas, vejo o Paul Thomas Anderson levando a categoria como prêmio de consolação. Porém, Jane Campion e o Branagh são azarões capazes de surpreender. 

Filme internacional tem o espanhol “Madres Paralelas” entre os indicados ao lado do japonês “Roda do Destino”, do italiano “A Mão de Deus”, do finlandês “Compartimento Número 6” e do iraniano “Um Herói”. Já em animação temos “Encanto”, “Luca”, “Flee”, “Raya e o Último Dragão” e o tcheco “My Sunny Maad”. 

Aqui, vou de “Luca” entre as animações, mas, sem descartar “Flee” e “Encanto”, enquanto arrisco “Madres Paralelas” ganhador entre os internacionais até como uma forma de reconhecer o Almodóvar que não deverá mais aparecer nesta temporada de premiações. Porém, se a lógica prevalecer, vence “Roda do Destino”. 

FAVORITOS

Melhor Trilha Sonora: Hans Zimmer, por “Duna”
Melhor Canção Original: “Be Alive”, de “King Richard”
Melhor Roteiro: Paul Thomas Anderson, de “Licorice Pizza”
Melhor Filme Internacional: “Madres Paralelas” (Espanha)
Melhor Animação: “Luca”

ATUAÇÕES 

Diferente das premiações do gênero, o Globo de Ouro reserva seis categorias para atuações. Vamos começar com as clássicas de coadjuvantes. 

Entre as mulheres estão nomeadas Kirsten Dunst, de “Ataque dos Cães”, Caitriona Balfe, por “Belfast”, Ariana DeBose, por “Amor Sublime Amor”, Aunjanue Ellis, de “King Richard” e Ruth Negga, por “Identidade”.

Já o Ben Affleck, de “The Tender Bar”, Jamie Dornan e Ciarán Hinds, ambos por “Belfast”, Troy Kotsur, de “Coda”, e Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães” são os indicados entre os homens. 

Minha aposta em Atriz Coadjuvante fica com a Kirsten Dunst ainda que não descarte totalmente a Caitriona Balfe. Já o Kodi Smit-McPhee tem tudo para se firmar como o favorito em Ator Coadjuvante e fazer esta dobradinha de “Ataque dos Cães”.  

Agora, vamos as atuações de comédia/musical. 

O Andrew Garfield, de “Tick Tick Boom”, Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”, Peter Dinklage, de “Cyrano”, Anthony Ramos, por “Em um Bairro de Nova York” e Cooper Hoffman, de “Licorice Pizza” concorrem em Ator Coadjuvante. Já entre as mulheres estão no páreo Marion Cotillard, de “Annette”, Alana Haim, por “Licorice Pizza”, Jennifer Lawrence, de “Não Olhe Para Cima”, Emma Stone, por “Cruella”, e Rachel Zegler, “Amor, Sublime Amor”. 

O Andrew Garfield e o DiCaprio vão travar um duelo interessante: o primeiro teve um ano excepcional com filmes da temporada de premiações e a maior bilheteria do ano, enquanto o segundo, além da força de sempre, está em uma produção impulsionada nas últimas semanas. No frigir dos ovos, o Garfield leva esta. 

Já em Atriz Comédia/Musical vejo a Rachel Zegler mais à frente da Alana Haim, porém, será uma disputa acirrada até o final. 

Vamos aos dramas com o Benedict Cumberbatch, de “Ataque dos Cães”, Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”, Will Smith, por “King Richard”, Mahershala Ali, de “O Canto do Cisne” e o Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”.

A lista feminina deve ser repetida no Oscar com Lady Gaga, de “Casa Gucci”, Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”, Kristen Stewart, por “Spencer”, Olivia Colman, de “A Filha Perdida” e Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”. 

Não vejo chances de surpresas em Melhor Atriz como aconteceu em 2021 com a vitória da Andra Day; aqui, o favoritismo é todo da Kristen Stewart, porém, também com possibilidades da Olivia Colman. Já o Will Smith precisa se esforçar demais para dar alguma chance para o Benedict Cumberbatch. Afinal, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood dificilmente deixará de premiar um dos astros mais populares do planeta. 

FAVORITOS

Melhor Ator Coadjuvante: Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”
Melhor Atriz Coadjuvante: Caitriona Balfe, por “Ataque dos Cães”
Melhor Ator Comédia/Musical: Andrew Garfield, por “Tick Tick Boom”
Melhor Atriz Comédia/Musical: Rachel Zegler, por “Amor Sublime Amor”
Melhor Ator de Drama: Will Smith, por “King Richard”
Melhor Atriz de Drama: Kristen Stewart, por “Spencer”

DIREÇÃO E FILMES 

A categoria de direção traz o Denis Villeneuve, de “Duna”, Steven Spielberg, por “Amor, Sublime Amor”, Jane Campion, por “Ataque dos Cães”, Kenneth Branagh, de “Belfast”, e a Maggie Gyllenhaal, por “A Filha Perdida”. 

Essa categoria pode definir a disputa de filme dramático caso Jane Campion e o Kenneth Branagh sejam vencedores, porém, minha aposta vai mesmo no Steven Spielberg. Afinal, ele é o recordista de indicações ao prêmio com 13 nomeações, mas, não vence desde 1999 com “O Resgate do Soldado Ryan”. Homenagear com maestria um clássico de Hollywood é motivo de sobra para dar a terceira estatueta dele no Globo de Ouro. 

E chegamos às categorias máximas. 

“Não Olhe Para Cima”, “Amor Sublime Amor”, “Cyrano”, “Licorice Pizza” e Tick Tick Boom” estão nomeados entre as comédias e musicais, enquanto “Belfast”, “Ataque dos Cães”, “Duna”, “Coda” e “King Richard” concorrem nos dramas. 

Vejo o remake do clássico musical do Jerome Robbins e Robert Wise bem na frente, sendo ameaçado bem, bem distante do longa do Paul Thomas Anderson. Já “Belfast” e “Ataque dos Cães” travarão um duelo importante na temporada de premiações: se o longa do Branagh luta para se firmar definitivamente como favorito, o western da Campion tenta ultrapassar o rival e brigar com o Spielberg por Melhor Filme do Oscar. Neste duelo, fico com a produção da Netflix. 

Azarão? Só se o mundo enlouquecer e “King Richard” sair vencedor. 

FAVORITOS

Melhor Direção: Steven Spielberg, por “Amor Sublime Amor”
Melhor Filme de Comédia/Musical: “Amor Sublime Amor”
Melhor Filme de Drama: “Ataque dos Cães”

TELEVISÃO

FAVORITOS

Melhor Série de Drama: “Round 6”
Melhor Série de Comédia: “Ted Lasso”
Melhor Série Limitada, Antológica ou Telefilme: “Mare of Easttown”
Melhor Ator em Série de Drama: Billy Porter, por “Pose”
Melhor Atriz em Série de Drama: Jennifer Aniston, por “The Morning Show”
Melhor Ator em Série de Comédia: Jason Sudeikis, por “Ted Lasso”
Melhor Atriz em Série de Comédia: Jean Smart, por “Hacks”
Melhor Ator em Série Limitada, Antológica ou Telefilme:
Ewan McGregor, por “Halston”
Melhor Atriz em Série Limitada, Antológica ou Telefilme: Kate Winslet, por “Mare of Easttown”
Melhor Ator Coadjuvante: Billy Crudup, por “The Morning Show”
Melhor Atriz Coadjuvante:
Sarah Snook, por “Succession”

MAIS OSCAR NO CINE SET: