De “Barbie” em Melhor Canção Original com três músicas à esnobada de “Retratos Fantasmas”, Caio Pimenta analisa a divulgação da shortlist do Oscar 2024.

DOCUMENTÁRIO

Começo falando de Melhor Documentário onde os candidatos principais se estabeleceram sem maiores dificuldades. 

A Netflix chega com o favorito “American Symphony” e “Stamped from the Beginning”, ambos atualmente em cartaz no streaming. Também não dá para esquecer do documentário sobre Michael J. Fox, ganhador de cinco prêmios no Critics Choice Awards do setor. Vale lembrar que “Navalny” venceu o evento antes de ganhar o Oscar. “Beyond Utopia”, sobre o regime autoritário da Coreia do Norte, é outro presente e forte candidato: a obra ganhou o prêmio do público em Sundance neste ano. 

Por fim, destaco o ucraniano “20 Days in Mariupol” e o tunisiano “As Quatro Filhas de Olfa”: os dois aparecem tanto aqui quanto em Filme Internacional. Seria muito bom se a Academia fizesse uma composição em que um seria indicado em documentário e outro entre as produções de fora dos EUA. De qualquer modo, noto o candidato europeu mais forte para chegar. 

Pré-Lista de Melhor Documentário

“American Symphony”
“Apolonia, Apolonia”
“Beyond Utopia”
“Bobi Wine: The People’s President”
“Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy”
“The Eternal Memory”
“Four Daughters”
“Going to Mars: The Nikki Giovanni Project”
“In the Rearview”
“Stamped from the Beginning”
“Still: A Michael J. Fox Movie”
“A Still Small Voice”
“32 Sounds”
“To Kill a Tiger”
“20 Days in Mariupol”

EFEITOS VISUAIS, CANÇÃO ORIGINAL e TRILHA SONORA

O elogiado “Godzilla Minus One” aparece na shortlist de Melhores Efeitos Visuais. Caso chegue, será o segundo ano consecutivo de uma produção de língua não inglesa na categoria: ano passado, o alemão “Nada de Novo no Front” foi indicado. Se “Napoleão” nem chegou a surpreender tanto, “Rebel Moon” apareceu de última hora. Será que acaba com o jejum do Zack Snyder na categoria? 

Falando do diretor, o fiasco da DC em 2023 fica completo no Oscar. “Shazam”, “Aquaman 2”, “Flash” e “Besouro Azul” passaram longe da shortlist. “Wonka” também decepcionou e não conseguiu nenhuma lembrança da Academia – diga-se que não apenas aqui, mas, em tudo. 

Pré-Lista de Melhor Documentário

“Resistência”
“Godzilla Minus One”
“Guardiões da Galáxia Vol. 3”
“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”
“Mission: Impossible – Acerto de Contas – Parte Um”
“Napoleão”
“Pobres Criaturas”
“Rebel Moon”
“A Sociedade da Neve”
“Homem-Aranha Através do Aranhaverso”

Já em Melhor Canção Original,  “Barbie” dominou com três músicas. Fica o mistério em saber quem a Academia irá deixar de lado: Dua Lipa ou Ryan Gosling, afinal, a Billie Eilish dificilmente fica fora.  

Quanto às surpresas, “Flora e Filho”, o filme fofinho do John Carney, conseguiu emplacar duas músicas, sendo “Meet In The Middle” praticamente inesperada. Também chamou a atenção “Dear Alien (Who Art In Heaven)”, de “Asteroid City”. Quem sabe não permite ao Wes Anderson sonhar com mais indicações ao Oscar 2024? O curta “A Maravilhosa História de Henry Sugar” figura na shortlist ao lado de “Estranha Forma de Vida”, do Pedro Almodóvar com o Ethan Hawke e Pedro Pascal. 

Voltando em Canção, as músicas de “Super Mario Bros” e “Wish” foram as ausências mais sentidas. Acho que é um indicativo de que a Disney deve ficar mesmo apenas com “Elementos” em Melhor Animação. Já Trilha Sonora, não vai contar com o onipresente Alexandre Desplat em 2024: o compositor não apareceu na shortlist com “Nyad”.  Apesar de ser muito querido, “Vidas Passadas”, pelo menos aqui, ficou de fora. 

Premiado em 2021 na categoria por “Soul”, o Jon Batiste quer retornar com “American Symphony”, documentário protagonizado por ele mesmo. Chama minha atenção três animações na shortlist de Trilha Sonora, incluindo, “O Menino e a Garça”  e Homem-Aranha Através do Aranhaverso, ambas com grandes chances de chegarem entre os finalistas. 

Pré-Lista de Canção Original

“It Never Went Away”, de “American Symphony”
“Dear Alien (Who Art In Heaven)”, de “Asteroid City”
“Dance The Night”, de “Barbie”
“I’m Just Ken”, de “Barbie”
“What Was I Made For?”, de “Barbie”
“Keep It Movin’”, de “A Cor Púrpura”
“Superpower (I)”, de “A Cor Púrpura”
“The Fire Inside”, de “Flamin’ Hot”
“High Life”, de “Flora e Filho”
“Meet In The Middle”, de “Flora e Filho”
“Can’t Catch Me Now”, de “Jogos Vorazes e A Cantiga dos Pássaros”
“Wahzhazhe (A Song For My People)”, de “Assassinos da Lua das Flores”
“Quiet Eyes”, de “Vidas Passadas”
“Road To Freedom”, de “Rustin”
“Am I Dreaming”, de “Homem-Aranha Através do Aranhaverso”

Pré-Lista de Trilha Sonora

“American Fiction”
“American Symphony”
“Barbie”
“O Menino e a Garça”
“A Cor Púrpura”
“Elementos”
“Os Rejeitados”
“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”
“Saltburn”
“A Sociedade da Neve”
“Homem-Aranha Através do Aranhaverso”
“A Zona de Interesse”

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO, SOM

A categoria de Melhor Maquiagem e Penteado sempre reserva novidades com aqueles filmes que somente surgem aqui. A shortlist já trouxe duas produções interessantes para preencher esta cota. 

No meio dos já esperados “Assassinos da Lua das Flores” e “Oppenheimer”, lá estão “Drácula – A Última Viagem do Demeter” e “Beau tem Medo” na shortlist.

Apesar de considerar o filme péssimo, não dá para negar a qualidade da maquiagem e penteado no drama existencial do Ari Aster.

Por outro lado, “Guardiões da Galáxia 3” não repetirá o feito do primeiro filme nomeado na categoria. As madeixas oitentistas dos galãs de “Garra de Ferro” também não tiveram vez junto à Academia. 

Pré-Lista de Maquiagem e Penteado

“Beau tem Medo”
“Ferrari”
“Golda”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Drácula – A Última Viagem do Demeter”
“Maestro”
“Napoleão”
“Oppenheimer”
“Pobres Criaturas”
“A Sociedade da Neve”

Indo para Melhor Som, a shortlist do Oscar mandou muito bem. 

Afinal, os excelentes trabalhos de “O Assassino”, “Missão Impossível: Acerto de Contas” e “Resistência” não foram esquecidos. A pouco lembrada ficção científica do Gareth Edwards, aliás, também aparece em Efeitos Visuais. A Academia, entretanto, pisou na bola ao esquecer “Aranhaverso”.

Também ficaram de lado “A Sociedade da Neve” e “A Cor Púrpura”.

Falando do musical da Warner, a produção do Blitz Bazawule somente apareceu em Trilha e Canção Original com duas músicas; muito pouco para quem deseja mais no Oscar. 

Pré-Lista de Som

“Barbie”
“Resistência”
“Ferrari”
“O Assassino”
“Assassinos da Lua das Flores”
“Maestro”
“Missão Impossível – Acerto de Contas”
“Napoleão”
“Oppenheimer”
“A Zona de Interesse”

MELHOR FILME INTERNACIONAL

E chegamos a Melhor Filme Internacional. Os favoritos emplacaram sem dificuldades. 

O domínio foi europeu: nove das 15 produções selecionadas são do Velho Continente. Vindos de Cannes está a turma liderada pelo favorito “A Zona de Interesse”, o finlândes “Folhas de Outono” e o francês “O Sabor da Vida”, além do japonês “Perfect Days”. Há também espaço para o espanhol “A Sociedade da Neve”, o dinamarquês “The Promised Land” e o italiano “Io Capitano”, crescendo após a nomeação ao Globo de Ouro. Tudo leva a crer que os indicados serão um deles. 

O principal esnobado também é da Europa e atende pelo romeno “Não Espere Muito do Fim do Mundo”, do ótimo Radu Jude. A expectativa argentina de ver “Os Delinquentes” também chegou ao fim. 

E, claro, que entre os esnobados está “Retratos Fantasmas”, do Kleber Mendonça Filho. Novamente, batemos em problemas de campanha, poucos recursos, uma distribuidora longe do ideal para fazer o filme avançar. A questão não é a qualidade do filme ou se ele é regional demais – uma bobagem sempre dita para produções não ambientadas no Rio ou São Paulo; faltam estratégias mais assertivas mirando uma indicação ao Oscar e também financiamento. Fora que precisamos estar presentes nos maiores festivais do mundo – Veneza, Cannes, Toronto, Berlim, Sundance, entre outros – se quisermos um dia voltar ao Oscar. O caminho, infelizmente, ainda será longo. 

Pré-Lista de Filme Internacional

Armênia – “Amerikatsi”
Butão – “The Monk and the Gun”
Dinamarca, “The Promised Land”
Finlândia, “Folhas de Outono”
França, “O Sabor da Vida”
Alemanha, “The Teachers’ Lounge”
Islândia, “Godland”
Itália, “Io Capitano”
Japão, “Perfect Days”
México, “Totem”
Marrocos, “The Mother of All Lies”
Espanha, “Society of the Snow”
Tunísia, “Four Daughters”
Ucrânia, “20 Days in Mariupol”
Reino Unido, “The Zone of Interest”