1. “Assassinos da Lua das Flores”129 PONTOS 
  2. “TÁR”76 PONTOS 
  3. “Anatomia de uma Queda”  – 74 PONTOS 
  4. “Oppenheimer” 57 PONTOS 
  5. “Os Fabelmans”57 PONTOS* 
  6. “Barbie”  – 42 PONTOS 
  7. “Afire”36 PONTOS 
  8. “A Menina Silenciosa” e “Batem à Porta” – 27 PONTOS 
  9. “Monster” – 26 PONTOS 

Caio Pimenta 

  1. “Assassinos da Lua das Flores” 
  2. “Passagens” 
  3. Pearl
  4. “Os Fabelmans” 
  5. “TÁR” 
  6. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
  7. “Barbie” 
  8. “Oppenheimer” 
  9. “Priscilla” 
  10. “Anatomia de uma Queda” 

Depois de três anos indo nos mais alternativos, volto a escolher o cinemão americano em primeiro lugar. Culpa de Scorsese, DiCaprio, Gladstone, De Niro e, claro, Thelma Schoonmaker: o ritmo de “Assassinos da Lua das Flores” deixa as 3h30 com cara de 30 minutos e vontade de mais e mais. “Passagens” reúne um trio de personagens matador e Ira Sachs explorando muito bem cada um deles; “Pearl” sabe jogar muito bem entre a farsa e a homenagem, enquanto “Os Fabelmans” é o clichê “uma carta de amor ao cinema” sendo bem utilizado. “TÁR” combina o rigor de Todd Field com o brilhatismo de Blanchett; “Aranhaverso” é uma insanidade; impossível não citar o Barbieheimer; “Priscilla” e “Anatomia de uma Queda” são duas obras de diretoras mulheres no ápice da forma ao lado de duas atrizes em alto nível. Grande ano para o cinema.

Camila Henriques 

  1. Assassinos da Lua das Flores 
  2. Os Fabelmans 
  3. Anatomia de uma queda 
  4. Folhas de Outono
  5. TÁR 
  6. Afire 
  7. Crescendo Juntas
  8. Leme do destino 
  9. Entre Mulheres
  10. EO 

Danilo Areosa 

  1. A Menina Silenciosa
  2. Monster 
  3. Oppenheimer 
  4. Assassinos da Lua de Flores 
  5. Afire 
  6. Tia Virginia 
  7. Crescendo Juntas 
  8. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
  9. A Baleia 
  10. Os Fabelmans 

Menções Honrosas: Propriedade, Priscila, “Babilônia”, John Wick 4, O Dia que te Conheci 

Acabou que o filme que mais tocou o meu coração foi A Menina Silenciosa.  É clichê? Total. Só que Colm Bairéad faz cinema simples e belo com aquela fleuma clássica de nos fazer se emocionar com a sinceridade da sua história sobre descobrir o amor através dos afetos e das memórias. Oppenheimer e Assassinos da Lua de Flores mostraram que mesmo com a duração longa, são filmes que passam rápido pelo talento dos seus realizadores em criarem narrativas prazerosas. A Baleia, Os Fabelmans, Crescendo Juntas e Tia Virginia trazem as dinâmicas familiares moldando o caráter de seus protagonistas para o bem e para o mal. Em um ano terrível para os super-heróis da DC e da Marvel, Homem-Aranha Através do Aranhaverso indicou que ter em mãos um roteiro envolvente ainda se pode fazer grandes histórias dentro da temática. Por fim, Monster e Afire utilizam de maneira inteligente os simbolismos em relação a natureza humana dentro das suas propostas. 

Gustavo Jordan

  1. Shin Kamen Rider 
  2. Asteroid City
  3. Oppenheimer 
  4. Decisão de Partir
  5. Assassinos da Lua das Flores 
  6. Os Fabelmans 
  7. Retratos Fantasmas 
  8. Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte I
  9. Batem à Porta 
  10. Barbie 

Por fim, no ano em que os filmes de herói estão em declínio, o melhor filme, para mim, de certa forma, é um filme de herói. O último de uma série de filmes que Anno começou em 2016 com “Shin Gojira”, “Shin Kamen Rider” traz uma versão moderna da franquia de séries que estreou em 1971 e continua até hoje nas televisões japonesas. Embora seja primariamente uma série infantil, ela já teve várias tentativas de abordagem mais adulta, mais séria, mas até agora nunca tinha alcançado um resultado satisfatório. Uma mistura de estilos, referências e sentimentos, eu acredito que “Shin Kamen Rider” é o que muitos filmes de herói aspiram ser. Ele não se prende ao realismo, nem tenta apelar para o humor, mas mesmo assim consegue entregar o que se propõe. Para mim, que sempre fui um fã de tokusatsu e do Anno, já tinha certo favoritismo pelo filme mesmo antes de o ver. Quando finalmente assisti, entendi que os filmes bons são feitos com amor, assim como esse. 

Ivanildo Pereira 

  1. Oppenheimer 
  2. Afire 
  3. Anatomia de Uma Queda 
  4. Assassinos da Lua das Flores 
  5. Barbie 
  6. Monster 
  7. As Bestas 
  8. Priscilla 
  9. Retratos Fantasmas 
  10. John Wick 4: Baba Yaga 

Dentre os filmes que mais gostei em 2023, tem ação, drama, humor, filmes históricos, visões plurais e muito pessoais, produções de diferentes nacionalidades, e um conjunto que mostra que o cinema pode ser qualquer coisa. O cinema é livre, e essa liberdade o ajuda a se tornar relevante numa era em que a sua importância parece diminuir, e na qual a arte de modo geral parece mais descartável. Se recentemente tememos pelo destino do cinema e pelo que pode acontecer com essa arte que tanto amamos, alguns momentos nestes e em outros filmes de 2023 trouxeram esperança e pareceram apontar possíveis caminhos a seguir. 

Lucas Lopes Aflitos 

  1. TÁR 
  2. Anatomia de Uma Queda  
  3. Rye Lane: Um Amor Inesperado 
  4. Assassinos da Lua das Flores  
  5. Barbie 
  6. Os Banshees de Inisherin
  7. Big Bang
  8. Pearl 
  9. A Menina Silenciosa 
  10. Uýra – A Retomada da Floresta 

Documentário, curta, longa, comédia, drama, terror e muita densidade. Elementos perfeitos que fazem dessa lista um convite para exaltar o cinema e muito mais que isso, os personagens que estão na frente e por trás das câmeras. 

Lucas Pistilli 

  1. TÁR 
  2. A Baleia 
  3. Barbie 
  4. Close 
  5. Saltburn
  6. As Oito Montanhas 
  7. Tinnitus 
  8. Suzume 
  9. Oppenheimer 
  10. Nuovo Olimpo 

Mesmo lançado no Brasil em janeiro, o soco no estômago que foi Tár reverberou durante 2023. O retorno de Todd Field às telonas depois de quase duas décadas é uma pungente obra de arte como o cinema não via há algum tempo. Com um tom decididamente mais divertido, Barbie tomou a cultura pop de assalto, sendo muito melhor do que todos esperavam. Suzume foi uma das animações mais visualmente deslumbrantes do ano, enquanto Close e As Oito Montanhas lembraram o grande público que dramas que mexem com o coração não são exclusividade da língua inglesa. 

Marcos Faria 

  1. Batem à Porta 
  2. Os Fabelmans  
  3. Assassinos da Lua das Flores  
  4. Missão Impossível – Acerto de Contas: Parte I  
  5. Mato Seco em Chamas  
  6. TÁR  
  7. Estranho Caminho  
  8. Folhas de Outono  
  9. How to Have Sex 
  10. John Wick 4: Baba Yaga 

Adoro fazer listas, mas as considero particularmente difíceis. Primeiro, porque esse tipo de lista sempre implica uma perda: como estamos nos pautando apenas pelos filmes lançados comercialmente, algumas das melhores obras que vi em 2023, restritas ao circuito dos festivais, ficaram de fora. Além disso, surgem as perguntas. Que critérios adotar? Como juntar filmes tão díspares em um mesmo balaio? Como definir a ordem? O que significa dizer que o último Shyamalan está à frente do último Scorsese? Bom, nesse caso, significa que “Batem À Porta”, ao seguir a velha cartilha de preocupações de Shya – família, fé e tudo que existe entre os dois – me fez chorar copiosamente na sala de cinema. Quase um ano depois, segue sendo minha experiência cinematográfica mais marcante de 2023. Já o filme de Scorsese ronda minha cabeça desde que o assisti, mas certas coisas ainda não assentaram muito bem em mim. Acho mesmo que Molly (Gladstone) resultou em uma personagem um pouco passiva demais, o que não significa que o filme não seja impactante. É um daqueles que a gente tem que rever. De resto, o único critério válido que encontrei para esta lista foi: este filme ainda está na minha cabeça depois de todos esses meses? A ordem indica o quanto me pego pensando neles no dia-a-dia. 

Pâmela Eurídice 

  1. “Anatomia de uma queda” 
  2. “Assassinos da Lua das Flores” 
  3. “Decisão de Partir” 
  4. “Close” 
  5. “Homem-Aranha: através do aranhaverso” 
  6. “Noites Alienígenas” 
  7. “Retratos Fantasmas” 
  8. “Entre Mulheres” 
  9. “Crescendo Juntas” 
  10. “Oppenheimer”  

Esses são filmes que potencializam o cinema enquanto arte, instrumento político, educacional e de impacto. Crescendo juntas e Entre mulheres exibem de forma contundente perspectivas femininas verosímil, tangíveis e que precisam ser expostas e discutidas. Nolan tem um trabalho técnico preciso e precioso na construção de Oppenheimer, para além de seus aspectos sociais e históricos. Nessa mesma esteira, destaco Noites Alienígenas por discutir um norte periférico, marginalizado e esquecido. Aranhaverso chega para mostrar como fazer uma sequência que funciona de forma isolada, além da plasticidade e dos novos caminhos oferecidos pela animação.  O pódio evidencia um conjunto de fatores que estes filmes reúnem: uma trama intricada, provocante, que reflexiona, sensibiliza e brinca com as perspectivas e o que o cinema pode ser. Há muito ainda a ser explorado! 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!