MELHOR ATRIZ

  1. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 89 PONTOS 
  2. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento74 PONTOS
  3. Penélope Cruz, por “Mães Paralelas70 PONTOS
  4. Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” – 69 PONTOS
  5. Alana Haim, por “Licorice Pizza” – 63 PONTOS

Caio Pimenta

  1. Penélope Cruz, por “Mães Paralelas” 
  2. Emma Thompson, por “Boa Sorte, Leo Grande 
  3. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  4. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  5. Alana Haim, por “Licorice Pizza” 
  6. Florence Pugh, por “O Milagre” e “Não se Preocupe, Querida 
  7. Mia Goth, “X 
  8. Kristen Stewart, por “Spencer 
  9. Virginie Efira, por “Benedetta 
  10. Maeve Jinkings, por “Carvão” 

Comentário 

Faz tanto tempo que “Mães Paralelas” chegou à Netflix, mas, mesmo com tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, não dá para esquecer a atuação de Penélope Cruz. Grandiosa. Emma Thompson ganha aqui, na minha modesta lista, o destaque que deveria ter na atual temporada de premiações. Uma vergonha ser praticamente esquecida na corrida pelo Oscar 2023. Renate, Anamaria e Alana hipnotizam o público, cada uma a seu modo, tornando-se o centro de tudo sempre que estão em cena. Florence Pugh mandou bem demais em dois filmes injustiçados, especialmente, “O Milagre”, enquanto Mia Goth mostra versatilidade no terror de Ti West. Das tour de force femininas do ano, destaco Kristen Stewart, finalmente, indicada ao Oscar – poderia ter vencido fácil, mas, aí é pedir demais da Academia. Por fim, grandes atuações de Efira e Jinkings.   

Camila Henriques 

  1. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  2. Penélope Cruz, por “Mães Paralelas” 
  3. Kristen Stewart, por “Spencer” 
  4. Keke Palmer, por “Não, Não Olhe 
  5. Alana Haim, por “Licorice Pizza” 
  6. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  7. Florence Pugh, por “O Milagre” 
  8. Agathe Rousselle, por “Titane 
  9. Carey Mulligan, por “Ela Disse 
  10. Jennifer Lawrence, por “Passagem 

Comentário 

O Oscar do ano passado dominou aqui, com as esnobadas Renate Reinsve e Alana Haim dividindo espaço com as indicadas (que mereciam bem mais que a vencedora) Penélope Cruz e Kristen Stewart. Agathe Rousselle e Anamaria Vartolomei são mais dois nomes que comprovam que a França nos dá grandes atrizes. Keke Palmer me ganhou desde seu primeiro minuto em “Não! Não Olhe!”, enquanto Florence Pugh conseguiu driblar o fracasso de “Não Se Preocupe, Querida” com um trabalho mais contido em “O Milagre”. Ainda falando de atrizes com a agenda cheia em Hollywood, Jennifer Lawrence voltou aos bons ventos do início da carreira e Carey Mulligan foi o destaque de um belo elenco em “Ela Disse”.  

Menções honrosas: Zoe Kazan, por “Ela Disse”, Vicky Krieps e Mia Waisikowska, por “A Ilha de Bergman”. 

Danilo Areosa 

  1. Laure Callamy, por “Contratempos 
  2. Ana Maria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  3. Kristen Stewart, por “Spencer” 
  4. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  5. Agathe Rousselle, por “Titane” 
  6. Virginie Efira, por “Benedetta” 
  7. Tilda Swinton, por “Memória 
  8. Kim Min-Hee, por “A Mulher que Fugiu” 
  9. Maeve Jinkings, por “Carvão” 
  10. Frankie Corio, por “Aftersun 

Menções Honrosas: Taylor Russel, por “Até os Ossos”, Sophie Marceau, por “Está Tudo Bem”, Charlotte Gainsbourg, por “Noites de Paris”, Mia Goth, por “X”, Alice Braga, por “Eduardo & Mônica”.  

Comentário 

2022 foi outro ano de atuações femininas belíssimas. As atrizes francesas dominaram a lista. Já está na hora de Laure Callamy e Virginie Efira serem reconhecidas fora dos domínios franceses. Por sua vez, Ana Maria Vartolomei e Agathe Rousselle se destacaram em papéis densos e dramaticamente forte, revelando maturidade para desempenhá-los mesmo com pouco tempo de estrada. Fora da França, as surpresas foram Renate Reinsve e Frankie Corio que trouxeram um mar de ambivalência em tornos das suas personagens – amamos e odiamos diversas das suas ações nos filmes. Kim Min-Hee mostra que sua parceria com Hong Sang-soo ainda rende ótimas atuações. Tilda Swinton continua uma atriz camaleoa, desta vez apresentando o seu talento longe da América. Não sou grande fã de Spencer como filme, mas não posso negar que Kristen Stewart entrega outra atuação gigantesca, difícil não se emocionar com sua Diana. E por fim, Maeve Jinkings comprova que cada filme que passa, vem se transformando em uma atriz sólida e versátil em suas performances. 

Gabriel Bravo de Lima 

  1. Rejane Faria, por “Marte Um 
  2. Alana Haim, por “Licorice Pizza” 
  3. Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” 
  4. Kristen Stewart, por “Spencer” 
  5. Vitalina Varela, por “Vitalina Varela” 
  6. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  7. Keke Palmer, por “Não, Não Olhe” 
  8. Virginie Efira, por “Benedetta” 
  9. Penélope Cruz, por “Mães Paralelas” 
  10. Zoë Kravitz, por “Kimi” 

Comentário 

Rejane Faria apresenta uma performance espetacular em Marte Um, do tipo que as minúsculas alterações em seu rosto nos denotam as mais diferentes emoções, intenções e mudança de espírito de sua personagem, que se transforma ao longo do filme. Alana Haim embarca no filme sem rumo concreto de Paul Thomas Anderson com uma energia exemplar, enquanto Michele Yeoh magnetiza os olhares em um filme que eu particularmente não gosto tanto. 

IVANILDO PEREIRA 

  1. Aubrey Plaza, por “Emily the Criminal 
  2. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  3. Emma Thompson, por “Boa Sorte, Leo Grande” 
  4. Mia Goth, por “X” 
  5. Jennifer Lawrence, por “A Passagem” 
  6. Viola Davis, por “A Mulher Rei 
  7. Florence Pugh, por “O Milagre” 
  8. Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” 
  9. Renata Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  10. Taylor Russell, por “Até os Ossos” 

Comentário 

Foi um grande ano para atrizes: alguns desempenhos não podem ser ignorados, simplesmente pela força, como o de Davis, o de Reinsve e o de Yeoh – até agora não entendi o que tanta gente viu nesse filme, mas o trabalho dela é indiscutível. 

Lawrence e Pugh entregaram atuações com mais nuances, admiráveis, em seus respectivos filmes. E os trabalhos difíceis das jovens Russell e Goth impressionam e acabam elevando bastante produções que poderiam ficar apenas no exercício bizarro. Thompson teve o desempenho mais humano da lista, engraçada e ao mesmo tempo sensível e corajosa – poderia ser atuação para coroar carreira, mas ela segue firme e forte. Vartolomei é uma usina de tensão num filme poderoso, e sua atuação é inesquecível. E o que Plaza faz em “Emily the Criminal” é para elevá-la a outro patamar – estamos acostumados a vê-la em comédias ou fazendo tipos amalucados. Neste filme, que ela mesma produziu, se vê uma atriz faminta, energética, que explode na tela. Num ano cheio de grandes opções entre as mulheres, ela é a minha favorita.   

LORENNA MONTENEGRO 

  1. Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” 
  2. Emma Thompson, por “Boa Sorte, Leo Grande” 
  3. Joséphine Sanz, por “Pequena Mamãe” 
  4. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  5. Clarissa Kiste, por “A Mesma Parte de um Homem” 
  6. Keke Palmer, por “Não, Não Olhe” 
  7. Dira Paes, por “Pureza 
  8. Mia Goth, por “X” 
  9. Tilda Swinton, por “Era uma vez um Gênio 
  10. Florence Pugh, por “O Milagre” 

Comentário 

Fico com as veteranas e incríveis Michelle Yeoh e Emma Thompson que se desafiaram e fizeram papéis muito distintos. Elas são as forças motrizes de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Boa Sorte, Leo Grande”. 

LUCAS AFLITOS 

  1. Michelle Yeoh, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” 
  2. Viola Davis, por “A Mulher Rei” 
  3. Andréa Beltrão, por “Ela e Eu” 
  4. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  5. Glória Pires, por “A Suspeita 
  6. Taís Araújo, por “Medida Provisória 
  7. Kristen Stuart, por “Spencer”  
  8. Renata Carvalho, por “Os Primeiros Soldados 
  9. Clébia Sousa, por “Fortaleza Hotel” 
  10. Simone Spoladore, por “O Livro dos Prazeres” 

Menções honrosas: Jessie Buckley, por “Men”; Alana Haim, por “Licorice Pizza”; Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”; Georgina Campbell, por “Noites Brutais”; Swamy Rotolo, por “A Chiara”; Ana de Armas, por “Blonde”; Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”; e Mia Goth, por “X” – se “Pearl” estivesse elegível, lógico que Mia estaria no top três. 

Comentário 

Um ano de muitas pluralidades para as atrizes. Performances intensas, divertidas, vulneráveis. Finalmente estamos redescobrindo o talento de Michelle Yeoh e toda a sua insanidade em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, as potências de Viola Davis e Taís Araújo em filmes que tocam na ferida. O talento cênico de Andréa Beltrão e Glória Pires – o que essas mulheres não podem fazer gente? A energia de Renate Reinsve. A outra Renata, a Carvalho, brilhando e enchendo a tela. Kristen Stuart em um desempenho angustiante. Simone sempre necessária para o cinema nacional e Clébia Sousa é a revelação do ano, avassaladora. 

MARCOS FARIA 

  1. Alana Haim, por “Licorice Pizza” 
  2. Tilda Swinton, por “Memória” 
  3. Jennifer Lawrence, por “Passagem” 
  4. Zoe Saldana, por “Avatar: O Caminho da Água 
  5. Rejane Faria, por “Marte Um” 
  6. Keke Palmer, por “Não, Não Olhe!” 
  7. Virginie Efira, por “Benedetta” 
  8. Tilda Swinton, por “Era uma vez um Gênio” 
  9. Agathe Rousselle, por “Titane” 
  10. Viola Davis, por “A Mulher Rei” 

Comentário 

Se tem uma coisa que “Passagem” tem a seu favor é a sua dupla de protagonistas: tanto Brian Tyree Henry quanto Jennifer Lawrence, aqui em terceiro lugar, dão mais do que o filme em que estão pode tomar. Swinton em “Memória”, Davis em “A Mulher Rei” e Rousselle em “Titane” (tanto ela quanto Lindon são bóias salva-vidas no oceano pseudo-edgy que é esse filme) dão performances de presenças físicas marcantes, embora de modos completamente distintos. No entanto, se Alana Haim está no topo da lista, é por ter tornado impossível não nos apaixonarmos por ela este ano. 

PÂMELA EURÍDICE 

  1. Penélope Cruz, por “Mães Paralelas” 
  2. Sofia Kappel, por “Pleasure 
  3. Renate Reinsve, por “A Pior Pessoa do Mundo” 
  4. Florence Pugh, por “O Milagre” 
  5. Kika Sena, por “Paloma 
  6. Virginie Efira, por “Benedetta” 
  7. Anamaria Vartolomei, por “O Acontecimento” 
  8. Emma Corrin, por “Meu Policial” 
  9. Viola Davis, por “A Mulher Rei” 
  10. Nathalie Issa, por “As Nadadoras 

Comentário 

Mais uma dobradinha que deu certo entre Penélope Cruz e Almodóvar. Grande estreia para Sofia Kappel em um papel que lhe exigia muito e Kika Sena, a qual demonstra as dores de um Brasil preconceituoso com o olhar e os tiques corpóreos. Anamaria Vartolomei também compartilha desse tipo de interpretação: dolorosa e taciturna; enfim as angústias que Shakespeare denominaria de fragilidade. Viola Davis e Florence Pugh dispensam comentários, ao passo que Emma Corrin, e a própria Florence, roubam para si o que seria o ano de Harry Styles no cinema, impossível não as aplaudir e se divertir com isso. Nathalie Issa oferece um contorno interessante para a nadadora refugiada e Virginie Efira incomoda, nos faz sentir aversão, torcida e pena, uma mistura interessante para uma freira. 

——————————————————————————————————————————————————

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2022.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!